PRESTIGIE MUSICA BRASILEIRA - Raphael Rabello

____________________
Rafael Baptista Rabello...
.
ou Raphael Rabello nasceu em 30 de outubro de 1962 em Petrópolis, Rio de Janeiro Brasil. Um dos maiores violonistas brasileiros em todos os tempos. Um gênio que foi considerado o "Mozart do Choro". Sua sonoridade inclui o que há de melhor da música brasileira.
.

Nasceu em uma família musical seu primeiro professor de violão foi um irmão mais velho. ele também tomou lições de violão com Jaime Florence (o famoso "Meyra", que também deu aulas à Baden Powell nos anos 1940). sua primeira aparição como coadjuvante foi aos 14 anos, em uma gravação de choro pelo violonista clássico Turibio Santos.

Raphael teve aulas com o lendário Dino 7 Cordas, com quem gravou um LP em 1991. Raphael, por um tempo, dedicou-se somente ao violão de sete cordas, chegando, inclusive, a adotar o nome " Raphael 7 Cordas "
Ele participou de concertos e gravações com famosos musicos brasileiros, tais como Tom Jobim, Ney Matogrosso, Jacques Morelenbaum e Paulo Moura, como também instrumentistas internacionais, como por exemplo Paco de Lucia.


Em 1989 Raphael se envolveu em um acidente de carro e sofreu múltiplas fraturas em seu braço direito. Para a surpresa de muitos, ele recuperou-se completamente e continuou a tocar como antes. Porém, por conta deste acidente, ele teve que fazer uma transfusão de sangue, e foi tragicamente contaminado pelo vírus do HIV.

Morreu de infecção generalizada em 27 de abril de 1995.
_____________
Luiza ( Tom Jobim )
por...
Raphael

______

Alguns artistas manifestaram suas opiniões sobre Raphael Rabello:

"Raphael Rabello foi simplesmente um dos maiores violonistas que já existiu. Seu nível de introspecção no potencial do instrumento só foi alcançado, talvez, pelo grande Paco de Lucia. Ele foi ‘o’ Violonista Brasileiro de nosso tempo, na minha opinião. Sua morte, em uma idade ainda tão jovem e uma perda incrivelmente dolorosa, não apenas pelo que ele já tinha feito, e sim pelo que ele poderia vir a fazer." ( Pat Metheny )

"O melhor violonista que eu já ouvi em anos. Ele ultrapassou as limitações técnicas do violão, e sua música vinha progressivamente de sua alma, diretamente para os corações de quem o admirava." ( Paco de Lucia )

Ele foi um incrível violonista. Eu nunca vi igual… ele foi único." ( Francis Hime )

Raphael era um amigo muito próximo. Quando eu o conheci, eu fiquei impressionada com o seu talento. Eu estava estonteada pela sua genialidade." ( Gal Costa )


PRESTIGIE O ARTISTA BRASILEIRO

Comentários