Teddy Vieira

Teddy Vieira Azevedo
(Itapetininga/SP, 23 de dezembro de 1922, Itapetininga/SP, 16 de dezembro de 1965)
*
É considerado um dos compositores mais famosos do Brasil, tendo deixado mais de 200 composições gravadas. Sem dúvidas a sua principal obra foi o "Menino da porteira", sendo um sucesso sertanejo regravado inúmeras vezes.
.

Em 1959, compôs, com Lourival dos Santos, o “Pagode em Brasília”, composição que ficou consagrada na interpretação de Tião Carreiro e Pardinho, lançando um novo ritmo, o Pagode sertanejo. Esta composição coincidiu com a inauguração de Brasília e seus autores foram homenageados pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek.

.
Luisinho e Limeira foi os que lançaram pela RCA Victor um dos maiores clássicos da música sertaneja, parceria de Teddy Vieira e Luisinho, o cururu “Menino da porteira”, regravada inúmeras vezes, entre outros por Tonico e Tinoco e Sérgio Reis.
*

Ouro Fino: a terra do Menino da Porteira

Cidade possui mais de 250 anos e é conhecida pelos versos de dois curueiros; local acolhe de braços abertos todos os turistas

Foram os versos compostos pelos cururueiros Teddy Vieira e Luisinho, de 1954, eternizados pela voz de Tonico e Tinoco e por Sérgio Reis, que deram a Ouro Fino o reconhecimento nacional. A cidade aproveitou a canção e criou um monumento em sua homenagem. Hoje, “O Menino” é o principal cartão postal de Ouro Fino, reconhecida também pelo ecoturismo e pela malha de qualidade.

Comentários