Meu samba... Minha vida

Ataulfo Alves de Souza
(Miraí 2 /maio / 1909 - Rio de Janeiro 20 /abril /1969)

Compositor e cantor de samba, um dos sete filhos de um violeiro, acordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino.

Nascido numa fazenda mineira, filho de pai violeiro, foi para o Rio de Janeiro por acaso, onde trabalhou, entre outras coisas, como farmacêutico. No fim dos anos 20 passou a se envolver com blocos de carnaval e artistas de rádio. Logo em seguida teve sambas gravados por Almirante (Sexta-feira) e Carmen Miranda (Tempo Perdido), o que lhe assegurou o sucesso. Compunha sambas-canção e marchas de carnaval para os maiores cantores do Brasil, como Carlos Galhardo, Silvio Caldas e Orlando Silva. Em 1941 estreou como intérprete na gravação de Leva, Meu Samba e Alegria na Casa de Pobre (com Abel Neto). No ano seguinte gravou Ai, que Saudades da Amélia (com Mário Lago), um de seus maiores sucessos, ao lado de Na Cadência do Samba, Laranja Madura, Fim de Comédia, Vai, Mas Vai Mesmo e Mulata Assanhada. Em 1961 foi para a Europa, numa turnê de divulgação da música Brasileira, e em 1966 representou o Brasil no I Festival de Arte Negra em Dacar, Senegal.

Fonte: Clair Santos
.
Ataulfo Alves
Meu samba... Minha vida
(1962)
.
1 - Na cadência do samba
2 - Dá licença
3 - Vai, mas vai mesmo, Se a saudade me apertar, Se você não vai eu vou
4 - O que que há
5 - Corda e caçamba
6 - Ai que saudades da Amélia Leva meu samba, Atire a primeira pedra
7 - Não tenho pressa
8 - E o duque não morreu
9 - Reta final
10 - Minha infância

Comentários