Caetano Veloso

Caetano Emanuel Viana
Teles Veloso
(Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942)
É um músico e escritor Brasileiro
*
Caetano é o mais original compositor/criador da nossa geração e essa originalidade reside no tratamento elegante e delicado que dá à inequívoca ousadia poética, à exploração de um modernismo melódico/harmônico que equilibra com perfeição signos da melhor tradição da musica popular nacional (samba canção, baião, toada nordestina), à utilização dos elementos arrojados da modernidade pop e rock (incluindo aí, se quisermos, as influências da Escola de Viena a Stockhousen).
Sua disposição tranqüila em correr riscos, desafiando dogmas, submeter a coerência a uma flutuação sadia, empurrar delicadamente a inteligência para o terreno da inspiração purificadora, tudo isso confere à sua composição um tônus olímpico que a coloca ao lado das produções “fora de série”, em todos os tempos, em todos os quadrantes. A música de Caetano é um convite e um estímulo à meditação sobre a eterna tragédia da solidão do ser e da contingência da vida, um estímulo ao cultivo da palavra sonora, hospedeira da verdade e da mentira: pertence, quase, ao plano de Filosofia.
.
(Gilberto Gil)
.
Olha que legal esse texto do Gil falando de Caetano, tirei do Songbook – Caetano Veloso Vol. 2 idealizado e produzido pelo o Gênio Almir Chediak
A sim Gênio Almir Chediak um grande artista Brasileiro também, logo faço um poste contando sob sua historia
.
Namastê...

Comentários