Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa Lobos
Canções de Cordialidade
(Poesias de Manuel Bandeira)
Baixe Aqui (megaupload)

Link restaurado 28/11/2011

.
01 - Feliz Natal
02 - Canto de Natal
03 - Feliz Ano Novo
04 - Boas Festas
05 - Feliz Aniversário
06 - Boas Vindas
07 - Lenda do Cabloco
(Heitor Villa Lobos com Turibio Santos e Oscar Caceres)
08 - Ciranda Nr. 2
(Heitor Villa Lobos com Turibio Santos e Oscar Caceres)
*
As cinco pequenas peças que Villa-Lobos denominou “Canções de Cordialidade”, isto é, - “Feliz Aniversário”, “Boas Festas”, “Feliz Natal”, “Feliz Ano Novo” e “Boas Vindas”, devem ser compreendida em suas duas intenções. São aparentemente despretensiosa na forma simples de compreender e fáceis de cantar, as suas melodias alegres refletem o gênio da família e o ambiente do lar Brasileiro e as crianças das escolas cantam-nas com a espontânea efusão com que brincam nas cantigas de roda. Villa-Lobos quis e soube dar à alma Brasileira, para esses instantes de emoção, uma linguagem musical bem nossa.

Sendo de cordialidade, levando a atitudes de afetuosa comunhão social, a expressões de sentimento solidário e hospitaleiro, têm essas canções também a feição educativa, obsessão em Villa-Lobos.

Educar, contribuir para a formação de um povo feliz, capaz e autêntico, foi essa a marca de patriotismo que o grande Brasileiro ligou à sua obra artística.

Tem essas canções e o “Canto de Natal” o precioso mérito da contribuição do poeta Manuel Bandeira na composição da letra.

Um dia se fará o estudo da participação de Villa-Lobos nas tarefas de educação nacional, desde as grandes concentrações orfeônicas de juventude à implantação do canto orfeônico nas escolas.

Estas pequenas canções, por certo, não ficarão esquecidas, pela significação que encerram – voz da nossa gente, expressão da bondade Brasileira.

(Heli Menegale)
Texto tirado de uma das sobre capas do disco
.

Comentários