Missa dos Quilombos


Missa dos Quilombos
.
Milton Nascimento - Pedro Casaldáliga - Pedro Tierra
Arranjo e Regência: Milton Nascimento
.
O disco contem Cânticos entoados na Missa dos Quilombos que aconteceu no dia 22 de novembro de 1981, na Praça do Carmo em Recife, local exato onde a cabeça do líder Negro Zumbi foi exposta no ano de 1695
.
A Missa dos Quilombos foi idealizada por Dom Helder Câmara, na época arcebispo de Recife e Olinda. A idéia encantou o arcebispo Pedro Casaldáliga, (de São Félix do Araguaia, Mato Grosso), e o poeta Pedro Tierra que atuou na guerrilha durante a ditadura militar, ficando preso entre 1972 e 1977.
Em 1980 Milton Nascimento juntou-se a eles e, em 22 de novembro do ano seguinte, lançava para oito mil pessoas em Recife, na praça em frente à Igreja do Carmo – local onde a cabeça de Zumbi dos Palmares foi exibida no alto de uma estaca em 1695
.
O espetáculo tem a estrutura de uma missa, o vocabulário católico se alia às expressões africanas. O espírito de comunhão de Missa durante a encenação pede a igualdade entre os povos e a justiça social. A história dos Negros no Brasil, vinculada à história de todos os Negros e oprimidos do mundo, voltaria a acontecer em outros lugares, como a Igreja de Nossa Senhora dos Homens, em Caraça MG,(onde o CD com a trilha foi gravado), e em Santiago de Compostela, na Espanha.
.
Vou tentar achar mais alguns registros a respeito desse disco e fazer outros postes, dessa vez nem foi a falta de tempo, é que pouco se tem a respeito na net, pelo menos eu não consegui achar e o pouco que tenho aqui são coisas vagas não valeria de nada, eu não conhecia esse disco do Milton Nascimento, feliz por ter conhecido tudo que o Milton faz é bonito, é bem como a Elis dizia, que se Deus cantasse seria com a voz dele, eu acredito é bonito de mais tudo que ele faz.

Comentários