Dulce Nunes

(Baden Powell e Dulce Nunes - Tristeza Solidão)

Dulce Nunes
Dulce Pinto Bressane

Compositora. Cantora. Produtora musical.

Iniciou sua carreira como atriz, nos anos 1950, estrelando os filmes "Estrela da manhã", do diretor Jonald de Oliveira, e "O noivo da minha mulher", esse último uma produção italiana.

Foi casada com o pianista Bené Nunes, de 1956 a 1965. Eram constantes as reuniões realizadas em sua casa, onde recebia os compositores e intérpretes da bossa nova.

Participou do musical "Pobre menina rica", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, gravando a trilha sonora original, lançada em disco, em 1964, com Carlos Lyra, Moacir Santos e Telma Soares, e com arranjos de Radamés Gnatalli. Em 1965, após separar-se de Bené Nunes, começou a cantar em público, participando de shows com Baden Powell e apresentando-se em televisão e teatros. Nesse mesmo ano, participou do Festival Nacional de Música Popular Brasileira (TV Excelsior), classificando-se entre as 10 finalistas com sua composição "O jangadeiro" (c/ João do Vale), interpretada pelo cantor Catulo de Paula.

Em 1966, lançou o LP "Dulce" (Forma), interpretando composições de Antonio Carlos Jobim, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, Baden Powell e Ruy Guerra. Foi acompanhada, nessa gravação, por Baden Powell e o quarteto de cordas de Peter Daulsberg, com arranjos de Guerra Peixe. Por esse disco recebeu, no Teatro Municipal, o prêmio "Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro", promovido pelo "Correio da Manhã", como a Melhor Cantora do ano. O LP foi considerado, em citação de Silvio Tulio Cardoso, do jornal "O Globo", como um dos melhores discos do ano. Em 1967, participou, como cantora e compositora, do II Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com a música "O amanhecer" (c/ Ruy Guerra).

Em 1968, gravou o LP "O samba do escritor", registrando composições próprias, em parceria com vários escritores. O disco contou com a participação de Nara Leão, Edu Lobo, Gracinha Leporace, Joyce e o conjunto vocal Momento Quatro, além de arranjos de Luiz Eça, Oscar Castro Neves e o lançamento de Egberto Gismonti, como arranjador e instrumentista.

Discografia
(1968) O samba do escritor
(1966) Dulce
(1964) Pobre menina rica - trilha sonora original •

(fonte: Dicionário Cravo Albin)

Comentários