Volta Sêca

Antônio dos Santos (Volta Sêca)
Cantigas de Lampião
Baixe Aqui
.
1. Acorda Maria Bonita 2. A Laranjeira 3. Ia pra Missa 4. Mulher Rendeira 5. Se Eu Soubesse 6. Sabino e Lampeão 7. Escuta Donzela 8. Eu Não Pensei Tão Criança
.
O cangaceiro do bando de Lampeão, Antônio dos Santos, apelidado de Volta Sêca, canta nas oito faixas deste disco, originalmente editado num LP de dez polegadas da gravadora Todamérica, em 1957, com arranjos do maestro Guio de Moraes e narração do apresentador da Rádio Nacional Paulo Roberto.
Cada faixa é prefaciada por um texto curto (meio romanceado, como convinha na época), lido pelo locutor. Em seguida, Volta Sêca entoa as melodias quase à capela e a orquestração irrompe geralmente no compasso do baião, com acordeon e zabumba.
.
Mulher Rendeira (com os versos originais, utilizados no ataque do bando à cidade de Mossoró), Acorda Maria Bonita (a cantiga de despertar do grupo) e mais a lírica Se Eu Soubesse ("que chorando/ empatava sua viagem/ meus olhos eram dois rios/ que não te davam passagem") entram no precioso registro, onde todas as composições são atribuídas exclusivamente a Volta Sêca. Cangaceiro a partir dos 11 anos, prisioneiro da polícia por outros 20, Volta Sêca mostra seu talento de voz trêmula nas queixas de Eu Não Pensei Tão Criança ("na flor da infância/ padecesse assim"). O baião Ia Pra Missa decifra o código dos embarcados para a guerra contra os "macacos" da força repressora. E A Laranjeira transborda de requinte poético, ao comparar o amor não correspondido ao bacutinho, a flor que fenece e morre sem dar frutos
.

Comentários