Magro

"As pessoas não morrem, ficam encantadas."

~ João Guimarães Rosa ~

Magro
(Antônio José Waghabi Filho, Itaocara, RJ, 14 de novembro de 1943)

Cantor Brasileiro, vocalista e arranjador musical do grupo MPB-4
...

O fascínio pela música desde criança fez com que Magro tivesse contato com vários instrumentos, como o piano, o violão, o tambor e a clarineta. Participou da Sociedade Patápio Silva, famoso flautista brasileiro, também natural de Itaocara.

Desde o início da década de 1960, ainda na faculdade, Magro e Miltinho participavam de uma banda musical, cujos ritmos eram a bossa nova e o samba. Além disso, reuniam-se com Aquiles e Ruy no Centro Popular de Cultura, em Niterói, Rio de Janeiro. Em 1965, os dois largaram o terceiro ano da faculdade de Engenharia e partiram para a profissionalização como músicos. Da mesma maneira, Ruy largou o emprego e Aquiles, os estudos. Este fato já consolida a formação do MPB-4.
...

O talento de Magro como arranjador vocal ganhou repercussão nacional em 1967, quando ele criou a complexa trama que unia a voz de Chico Buarque às dos quatro meninos do MPB4 em "Roda Viva" (Chico Buarque), canção defendida pelos cinco no III Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record.

Também é dele o arranjo vocal da gravação original de "Cálice" (Gilberto Gil/ Chico Buarque), cantado por Chico e Milton Nascimento no álbum "Chico Buarque" (1978).

Em 1977, aceitou o convite de Chico para interpretar --não apenas cantando, mas também interpretando-- o Jumento no álbum "Saltimbancos", clássico instantâneo que alimenta até hoje o imaginário infantil.

Ali, Chico vertia para o português as canções do argentino Luis Enríquez Bacalov e do italiano Sergio Bardotti. Na versão nacional, Miúcha interpretou a Galinha, Nara Leão, a Gata e Ruy, também do MPB4, fez o Cachorro. (fonte: Jornal Folha de S. Paulo)
...


MPB - 4

Baixe Aqui



Comentários