Pena Branca e Xavantinho

Pena Branca e Xavantinho
(nomes artísticos de José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva)
Grande dupla de cantores de música sertaneja do Brasil.

.
Fizeram muito sucesso com a canção "Cio da Terra", de Chico Buarque e Milton Nascimento, com participação especial do próprio Milton Nascimento.
.
Pena Branca e Xavantinho 25 anos
o disco > Baixe Aqui
.
Dupla sertaneja formada pelos irmãos José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca
(nascido em Igarapava, interior de São Paulo em 1939)
e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho
(nascido em Uberlândia em 1942).
Desde pequenos trabalharam na roça com os pais e mais cinco irmãos.
José Ramiro tocava viola.
Começaram a cantar em 1962, e, em 1968, mudaram-se para São Paulo para tentar a vida artística.
.
Em 1980 inscreveram-se no "Festival MPB Shell", da TV Globo, com a música "Que terreiro é esse?", de Xavantinho, que foi classificada para a final.
No mesmo ano, a dupla lançou o seu primeiro LP: "Velha morada", com destaque para "Cio da terra" de Milton Nascimento e Chico Buarque e "Velha morada" do proprio Xavantinho.
.
Em 1982 lançaram o LP "Uma dupla Brasileira", produzido por Rolando Boldrin, com os destaques "Memória de carreiro" de (Juraildes da Cruz) e "Rama da mandioquinha" de(Elpídio dos Santos). Em 1987 lançaram o LP "O cio da terra", com participação de Milton Nascimento, Marcus Viana e Tavinho Moura, destacando-se "Vaca Estrela e boi Fubá" de (Patativa de Assaré) e "Cuitelinho" (folclore recolhido por Paulo Vanzolini). Em 1988 lançaram o LP "Canto violeiro", com participação de Fagner, Tião Carreiro, Almir Sater e outros grandes da nossa música popular, contendo a música "Mulheres da terra" de Xavantinho e Moniz.
.


Renato Teixeira e Pena Branca & Xavantinho > Baixe Aqui

.

Em 1992 o disco "Renato Teixeira e Pena Branca e Xavantinho – Ao vivo em Tatuí" recebeu o Prêmio Sharp de melhor disco e o Prêmio APCA. Gravaram, em 1993, "Violas e canções" de (Velas), destacando-se "Viola quebrada" de (Mário de Andrade). Nesse ano, os shows da dupla estenderam-se aos Estados Unidos. Lançaram ainda "Ribeirão encheu" de (Velas), em 1995, com "Luar do sertão" de (João Pernambuco e Catullo da Paixão Cearense), e "Pingo d'água" de (Velas), em 1996, com "Tristeza do Jeca" de (Angelino de Oliveira) e "Flor do cafezal" de (Luís Carlos Paraná).

Comentários